Exposição Oeiras +300 relembra fatos marcantes da cultura popular da 1ª capital do Piauí

A religiosidade e as manifestações culturais são marcas registradas de Oeiras, a primeira capital do Piauí, que em 2017 comemora o tricentenário de sua emancipação política. Para celebrar esse marco na história do Estado, a Prefeitura de Oeiras e a Secretaria Municipal de Economia Solidária e Criativa (Semest) vão realizar uma série de eventos na capital com o intuito de relembrar fatos marcantes da cultura popular oeirense.

No dia 6 de fevereiro, a partir das 19h, será inaugurada a Exposição Oeiras +300 no Shopping Rio Poty, devendo ficar exposta durante alguns dias para a apreciação pelo público piauiense. Personagens como Maria Beú, as tradicionais lendas das Almas sem cabeça e a Mulher de um peito só, bem como manifestações tradicionais como a Festa do Divino e a Procissão de Bom Jesus dos Passos são algumas das imagens retratadas pelo economista Olavo Braz, que teve como inspiração os tempos de infância, quando ainda residia na cidade de Oeiras.

“Trata-se de uma exposição de um filho de Oeiras que está pondo o seu acervo à disposição do público. Ao todo serão expostas umas 60 obras de arte, incluindo 30 esculturas de anjos com tamanho de 1m10cm, 20 esculturas de divinos e 20 telas. O espaço será elaborado pelos artistas plásticos Reisinha e Stênio, com supervisão do arquiteto Júlio Medeiros”, explica Olavo Braz, que também é secretário municipal de Economia Solidária e Criativa, ao comentar que as telas são de sua autoria, enquanto as esculturas são de santeiros como Maurício Jonas e Junior.

Oeiras +300 celebra o tricentenário do município

Para iniciar as comemorações em prol dos 300 anos da primeira capital do Piauí, também será realizado o evento Oeiras +300, no dia 25 de dezembro, no Parque da Cidadania, em Teresina, reunindo artistas oeirenses, grupos de dança, além da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST).

Para o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, a importância histórica de Oeiras deve ser difundida para outras cidades, incluindo a capital. “Muitas pessoas desconhecem a riqueza cultural presente em Oeiras. Recentemente, inauguramos a Escola de Bandolins da cidade, que ajuda a manter essa tradição, formando novos músicos oeirenses. Por lá, temos ainda o Sobrado Major Selemérico, que reúne objetos e um pouco da história do nosso Estado e de como tudo começou”, diz.

O evento Oeiras +300 é uma realização da Interáudio e Secretaria Municipal de Economia Solidária e Criativa (Semest), patrocínio do Governo do Estado via Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e apoio da Prefeitura de Teresina e Prefeitura de Oeiras. 

Programação

OEIRAS+300

Data: 25 de dezembro

Local: Parque da Cidadania

19h – Abertura

20h – Robertinho Chinês & Jazz no Fole, com participação de Luana Campos

21h – Orquestra Sinfônica de Teresina 

Exposição Oeiras +300

Abertura: 06 de Fevereiro, às 19h

Local: Shopping Rio Poty

Share via
Jadson Osório

Repórter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *