Censo 2022 visitará mais de 12 mil residências em Oeiras até outubro, estima IBGE

Começou nesta segunda-feira, 1º, a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Oeiras, foram contratados quatro supervisores e 31 recenseadores, que já estão nas ruas para obter informações sobre a população do município, em 94 setores, distribuídos pelas zonas urbana e rural.

A previsão do IBGE é que, em toda a cidade, mais de 12 mil residências sejam visitadas até outubro, quando as atividades de coleta serão concluídas. Além da contagem populacional, o Censo coleta dados que contribuem para traçar um perfil completo da população brasileira.

As informações trazem dados sobre condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade, entre outros. Os dados são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.

O coordenador de área do IBGE em Oeiras, Rafael de Araújo, destaca a importância dos recenseadores serem bem recebidos pela população. “Que a população receba bem o recenseador prestando todas as informações solicitadas nas perguntas dos questionários, porque são muito importantes para o planejamento público para a próxima década”, enfatiza.

Todos os recenseadores irão às casas uniformizados. “Se quiserem podem verificar a identidade do recenseador. Ele estará devidamente caracterizado com colete, crachá, boné, bolsa e o equipamento de coleta. No crachá tem um QR-Code que pode ser lido e nele é verificada a identidade o recenseador”, informa Rafael de Araújo.

O Posto de Coleta do Censo está localizado no Mercado Municipal Dona Lili, na sala da administração.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *