Campus do IFPI em Oeiras comemora 05 anos dedicados ao ensino técnico e superior

O Campus Oeiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) está completando 05 anos de ensino, pesquisa e atividades de extensão, transformando qualitativamente o cenário da educação no município e despontando como referência no processo de desenvolvimento social, econômico e cultural no território Vale do Canindé.

Inaugurado em 2013, o Campus Oeiras entrou em funcionamento no segundo semestre de 2014. Com 4.500 m² de área construída, o Instituto está situado no Bairro Uberaba num complexo de salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, refeitório e consultórios médico, odontológico e psicológico, além de ginásio poliesportivo com vestiário.

Atualmente, o Campus Oeiras é responsável pela formação de 776 alunos, distribuídos em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Os cursos técnicos são oferecidos em duas modalidades – Integrado ao Ensino Médio, com duração de três anos; e Subsequente/Concomitante, que dura um ano e meio.

Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio são: Administração, Agricultura e Agropecuária. Destinados ao público que já concluiu ou está cursando o Ensino Médio, os cursos técnicos subsequentes/concomitantes são: Agropecuária, Informática e Comércio (iniciado este ano).

Através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o IFPI de Oeiras oferece o curso técnico em Cooperativismo. Pelo Mediotec (antigo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) são ofertados os cursos de Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

A instituição também conta com cursos superiores – Bacharelado em Administração e Licenciatura em Física. Segundo a direção do Campus, existe a perspectiva de implantação do curso superior em Agronomia. “Fazemos uma investigação da demanda social para atender as necessidades do município. A implantação do curso de Agronomia atenderia uma solicitação dos alunos egressos dos cursos técnicos”, explicam Sebastião Nascimento, diretor-geral, e José Francisco, diretor de ensino do Campus Oeiras.

Ao longo dos 05 anos de funcionamento, o IFPI já formou 11 turmas de Mediotec; 06 turmas de cursos técnicos, na modalidade Educação à Distância; 05 turmas de pós-graduação; 08 turmas de técnicos na modalidade subsequente e 04 de Ensino Médio Integrado. O Instituto funciona nos três turnos, das 7h às 22h, e oferece rotas de transporte para os alunos dos períodos matutino e vespertino.

O Campus Oeiras do IFPI tem, hoje, 84 servidores, sendo 52 professores e 32 técnicos administrativos. Um deles é Rônio Miranda, que atua no Campus desde 2015, na coordenação de Controle Acadêmico. “Lido com a expedição de documentos, certificados, declarações, certidões, processos, atendimento ao público e matrículas. Resumindo: lidamos com todos os dados dos alunos”, explica o técnico.

Trabalhando há um ano em Oeiras, Yoná Serpa, professora dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária do IFPI, diz que o instituto traz uma expressiva contribuição para o desenvolvimento do município. “A agricultura ocupa um lugar importante na economia e fortalece o mercado local, que não precisa trazer produtos de fora. Então, o Instituto melhora a educação como um todo, profissionalizando as pessoas e formando cidadãos”, argumenta Yoná Serpa.

“A experiência de levar conhecimento é muito importante, principalmente, para a região. É uma oportunidade a mais para o município. Os alunos passam o dia todo aqui e têm todo o aparato para aprender”, relata Adália Oliveira, professora dos cursos de Administração.

Atuando no Campus Oeiras desde 2014, o professor de matemática, Luís Carlos Barbosa, comenta que o Instituto estimula o aluno a produzir conhecimento para a prática. “Abordo o conteúdo de forma aplicada, voltadas para diversas situações, para que o aluno possa perceber a aplicação da disciplina na sua área profissional”, pontua o professor dos cursos de Administração, responsável por levar alunos a resultados exitosos na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Ano passado, foram duas menções honrosas.

Ano letivo 2019

Na última segunda-feira, 11, o IFPI promoveu a aula inaugural do ano letivo 2019. Mediada pelos coordenadores de cursos, a aula ocorreu no auditório do Campus e contou com a presença de 240 alunos, de diversos cursos. Nos dias 08 e 09, aconteceu o Encontro Pedagógico, com a participação de docentes e técnicos. O encontro teve como tema “Discutindo a prática e construindo planejamento efetivo”. O momento teve a participação do professor Vitor Lorenzzo, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IF Sertão, de Petrolina (PE).

Também no início desta semana, o Campus Oeiras realizou, a posse dos novos membros eleitos para o Conselho Diretor. Participaram da solenidade, os membros titulares e suplentes do segmento docente, dos técnicos administrativos, dos discentes, pais de alunos, egressos, sociedade civil, setor produtivo e Reitoria.

O Conselho Diretor do IFPI é um órgão consultivo e de assessoramento à Direção Geral e integrante da sua estrutura básica, que tem por finalidade apoiar as atividades do campus visando contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino, pesquisa e extensão e melhoria das condições socioeconômicas e culturais da região onde está localizado.

Share via
Jadson Osório

Repórter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *