Ano Novo, Ano Velho – José Expedito Rêgo

Conheci velho ferreiro português, Mestre Orlando Peixe, com fama de burro. Nem tanto assim. Tinha habilidade com o martelo e a bigorna, fazia bonitas grades e utensílios de ferro.

Seu grande amigo, o Sr. José de Abreu, era dono de bar, jantava sempre com o ferreiro. Seu José de Abreu não chegasse na hora, achava o prato feito. Não admitia impontualidade.

Uma noite, José de Abreu encontrou Mestre Orlando, no quintal, fazendo uma casinha de cachorro. O improvisado canil tinha duas portas, uma baixa, outra mais alta. Não havia divisões interiores. José de Abreu perguntou: -“ Mestre, porque duas portas?”

_Ora, senhor José de Abreu, uma porta grande para o cachorro maior e uma porta pequena para o cachorro menor.

_ Bastava, então, a porta grande mestre.

_ Não, senhor! E por onde passaria o cachorro pequeno?

Era assim Mestre Orlando. Uma noite de 31 de dezembro, estava ele a tomar uma cervejinha gelada, no bar do José de Abreu. O amigo veio cumprimentá-lo: – “Feliz Ano Novo, Mestre Orlando!”

_ Ano Novo, não! Ano Velho.

_ Como assim, Mestre?

_ Ora, se o senhor tem 68 anos e eu 69, quem é mais velho?

_ O senhor!

_ Então? O ano de 69 é mais velho do que o de 68. Assim, o ano que vai chegar é o ano Velho, pois não?

Será que o mestre Orlando tinha razão? O tempo não existe, é pura convenção. Não passa o tempo, nós é que passamos. Nada muda, tudo é sempre o mesmo. Cumprimentamos nossos amigos e parentes pela passagem do ano, desejamos saúde e felicidade para todos, mas tudo não passa de esperança vã.

Continuaremos no mesmo ramerrão de todo sempre, falando mal do governo, queimando-nos da carestia da vida e da falta de dinheiro. Alguns poucos felizardos permanecerão bem de vida, independente da mudança de ano.

O tempo só mudou mesmo para mestre Orlando e o senhor José de Abreu, que já descansam em paz, estão livre de aperreios.

                                        José Expedito Rêgo

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *