Alunos recebem medalhas da OBA, MOBFOG e OBMEP na Feira Literária de Oeiras – FLOR

Além de ser um espaço literário, onde aconteceram bate-papos e lançamento de obras dos alunos da rede municipal, o Clube do Aprendiz também se transformou em pódio da Oeiras Olímpica. No local, foram entregues 221 medalhas durante a VII Feira Literária de Oeiras – FLOR, realizada entre 14 e 16 de novembro,

As premiações são correspondentes ao desempenho dos alunos na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). 

De acordo com a secretária de educação de Oeiras, Tiana Tapety, o resultado é fruto do avanço na qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal, por meio de um acompanhamento e apoio pedagógico às escolas.

OBA e MOBFOG

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). A olimpíada tem como foco promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, reunindo alunos, professores e todas as instituições voltadas para as atividades aeroespaciais.

A olimpíada é dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros voltados para o ensino fundamental e o quarto para o ensino médio. As medalhas são distribuídas de acordo com a pontuação obtida por cada segmento. As provas são feitas nas próprias escolas onde os alunos estudam, dando aos professores a oportunidade de aprender com o processo.

Também organizada pela OBA, a 12ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) tem como objetivo a avaliação da capacidade dos estudantes participantes de construir e lançar foguetes de garrafa pet, tubo de papel ou de canudo de refrigerante, variando de acordo com o ano que os participantes estão cursando.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. A prova é realizada por meio de duas fases. A primeira teve 20 questões de múltipla escolha e duas horas e meia de duração. Os estudantes têm três tipos diferentes de provas, de acordo com o nível de dificuldade:

Nível 1: alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Nível 2: estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

Nível 3: o mais avançado, é para os estudantes do Ensino Médio 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *