Ação da Prefeitura de Oeiras e Codevasf beneficia famílias com coleta de esgoto e banheiros

Uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Oeiras com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai contemplar 245 famílias com rede coletora de esgoto e a construção de módulos de banheiros. As obras têm o objetivo de melhorar as condições de higiene e saneamento em diversas áreas do município.

Prefeito Zé Raimundo esteve com moradores contemplados com os banheiros; Foto: Ascom

Cerca de 70 módulos de banheiro – que contam com vaso sanitário, lavatório, caixa d’água, reservatório, tanque séptico (fossa) e sumidouro – já foram construídos. Nesta sexta-feira, 20, o prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes, visitou residências contempladas com a estrutura, na comunidade Vila Santa Teresa.

A ação é destinada à famílias de baixa renda, domiciliadas na zona urbana de Oeiras. As residências contempladas contarão com o serviço de ligações intradomiciliares, interligando a rede de esgoto doméstica à rede coletora, além da construção de banheiros nas residências que não possuírem o equipamento sanitário.

“É uma oportunidade que as famílias que moram nesses bairros contempladas com a rede de esgotamento sanitário têm de poder receber estas ligações intradomiciliares. Mas não apenas isso: há a disponibilidade também daquelas que não têm condições de construir um banheiro de ser contempladas com este benefício, que se coloca gratuitamente para melhorar as condições sanitárias em que estas famílias vivem”, ressalta o prefeito Zé Raimundo, frisando que todos os moradores de bairros contemplados com a rede de esgotamento sanitário estão aptos a receber as ligações.

Semas está cadastrando beneficiários

“Depois que foi construído esse banheiro melhorou muito a nossa situação”, diz a aposentada Alaíde da Conceição; Foto: Ascom

Até o momento, já foram construídos 70 banheiros e executadas mais de 200 ligações sanitárias nos bairros: Vila Santa Teresa, Conjunto Cajueiro (Bairro Canela), Jurani, Uberaba, Conjunto Parque Leste, Conjunto verde Teto. A ação vai acontecer em todas as áreas da cidade atendidas pela rede de saneamento básico.

Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estão visitando os bairros da cidade, no intuito de cadastrar famílias para receber o benefício. Desde a última segunda-feira, 16, a Semas recebe inscrições para o benefícios. Os interessados devem apresentar aos técnicos da secretaria documentos pessoais (RG e CPF) e número do NIS.

Moradora da Vila Santa Teresa, a aposentada Alaíde Rosa da Conceição, 74 anos, conta que a construção do banheiro melhorou as condições de vida de sua família. “Depois que foi construído esse banheiro melhorou muito a nossa situação, não tem nem comparação! Antes era complicado, principalmente quando estava no período da chuva. O que mais me deixava envergonhada era quando chegava uma pessoa de foram em minha casa”, comenta a aposentada.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *