10ª Semana de Enfermagem é realizada em Oeiras

Foi realizada em Oeiras nesta segunda e terça-feira, 21 e 22 de maio, a décima edição da Semana de Enfermagem. Com o tema “Atuação da equipe de Enfermagem na prevenção de lesões”, o evento reuniu centenas de profissionais – enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem – e estudantes, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

O seminário foi aberto na noite de segunda-feira, 21, com uma apresentação do Coral do Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC). Em seguida, aconteceu uma mesa redonda, que contou com a participação do prefeito José Raimundo; da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas; do enfermeiro Valdenir Fontes, responsável técnico do HRDC; Raíssa Tôrres, responsável técnica da Secretaria Municipal de Saúde; Márdila Freitas, responsável técnica da UTI de Oeiras e Mercês Holanda, responsável técnica da UPA e Lívia Dornela, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Piauí.

Após a mesa redonda, foi realizada uma palestra sobre a atualização do Código do Ética da Enfermagem, ministrada pela conselheira Elisângela Varonil, do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI). Depois do debate, foram sorteados brindes para os participantes do evento.

Na terça-feira, o seminário foi retomado com as palestras “Avaliação e preparo do leito da ferida” e “Úlceras vasculogêncicas”, ministradas pela enfermeira estomoterapeuta, Elaine Carininy, e finalizado com a palestra “Cuidados intensivos a pacientes acamados voltado para a Atenção Básica e de Média Complexidade”, conduzida pela enfermeira Eneildes Ibiapina, intensivista e integrante do Grupo de Feridas do Hospital Regional de Campo Maior – PI.

“A cada ano buscamos trabalhar temas de acordo com a realidade vivenciada no dia a dia. E é esta demanda que vem se tornando cada vez mais crescente. Entendemos, então, dessa forma a necessidade de qualifica-los para assim oferecermos um cuidado com a segurança durante o manejo dos casos, seja na assistência domiciliar ou hospitalar”, destaca a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

A X Semana de Enfermagem é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Regional Deolindo Couto, Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) – Professor Balduino Barbosa de Deus.

Veja fotos:

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *