Vestida de vermelho, Oeiras celebra Festa do Divino Espírito Santo

Oeiras celebrou na manhã deste domingo, 09, a Festa do Divino Espírito Santo, um dos mais tradicionais rituais religiosos da cidade. Como acontece todos os anos, a teve início com um cortejo, saindo da residência do casal João Batista Barroso e Luciana Nunes, na Avenida Zacarias de Góes, até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, no Centro Histórico da cidade.

Vestido de vermelho, o cortejo foi composto fiéis e membros das famílias Nunes Barroso e Barros, que organizaram a festa e abrigaram a imagem do Divino durante um ano. Na chegada à Igreja, foi realizada a missa solene, que contou com a participação de centenas de devotos. Após a celebração, a imagem retornou em cortejo para a casa-santuário onde fica até a noite deste domingo, quando será novamente levada à Igreja e, após a missa noturna, conduzida em procissão para a residência de uma nova família.

Este ano, o escolhido através de sorteio foi o empresário Emanuel de Sousa Gama Júnior. Sendo assim, o novo santuário ficará situado na Praça José de Anchiêta Santos Filho, próximo à sede da Secretaria Municipal de Educação.

A Festa do Divino é realizada sete semanas após o Domingo de Páscoa, no dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos. A cada ano, uma família de Oeiras é sorteada para a missão de guardar o Divino Espírito Santo e de receber os fiéis que o visitam todos os dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *