Kátia Tapety será 1ª transexual do Piauí a disputar eleições na cota para mulheres

Primeira transexual eleita para um cargo político no Brasil, a ex-vereadora Kátia Tapety anunciou mais um pioneirismo: ela será também a primeira trans do Piauí a disputar as eleições no cota para mulheres. As informações são do portal meio norte.

Kátia é pré-candidata a vereadora no município de Colônia no Piauí nas eleições deste ano. “Eu sou Kátia Tapety com muito orgulho e orgulho mesmo, porque sou a primeira trans do Piauí a ser pré-candidata na cota das mulheres”, afirma Kátia Tapety em um vídeo postado na internet.

Integrante de uma tradicional família de políticos do Piauí, Kátia foi proibida de sair de casa durante a infância e parte da adolescência. Ela foi a única de nove filhos que não recebeu educação formal e apanhava até quando ia com a mãe para a igreja. Ela casou e adotou três filhos.

Em 1992, ela se candidatou pela primeira vez ao cargo de vereadora. Não só ganhou, como foi a mais bem votada de Colônia do Piauí – o que repetiu nas eleições de 1996 e de 2000. Foi também presidente da Câmara Municipal e em 2004, foi eleita vice-prefeita na chapa de Lúcia Moura Sá, atual prefeita da cidade.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *